BRK Ambiental bate recorde de limpeza preventiva das redes de esgoto em Mauá

[ad_1]


BRK Ambiental bate recorde de limpeza preventiva das redes de esgoto

BRK Ambiental bate recorde de limpeza preventiva das redes de esgoto

Crédito: Divulgação / BRK Ambiental

No mês de maio deste ano, mais de 18 milhas de redes de esgoto passaram por limpeza preventiva em Mauá. O trabalho foi realizado pela BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de esgoto da cidade. A ação que ocorreu nos bairros Jardim Zaíra, Oratório e Alto da Boa Vista teve a maior quantidade de tubulações de limpas preventivamente em um único mês neste ano.

O trabalho de manutenção preventiva das redes de esgoto no município ocorre periodicamente e busca retirar das tubulações resíduos sólidos descartados indevidamente, como restos de construção civil (madeira, plástico, papelão), descartes de banheiro (papel higiênico, fio dental, absorventes, cabelo, cotonetes) e identificar as hipóteses como o acúmulo de óleos e gordura, que dificultam a passagem dos esgotos domiciliares e, muitas vezes, causa entupimentos e extravasamentos na rede.

Em 2020, foram realizadas limpezas preventivas em 84 milhas de redes, enquanto que, em 2021, somente de janeiro a maio, a concessionária já realizou uma atividade em 75 milhas de redes.

Por meio das limpezas preventivas é possível identificar e antecipar possíveis problemas nas tubulações, evitando ocorrências operacionais mais graves, informa Bruno Gravatá, gerente operacional da BRK Ambiental.

“A lavagem preventiva das redes coletoras de esgoto é importante para o cumprimento-las em bom funcionamento, garantindo a eficiência do sistema de coleta e tratamento de esgoto da cidade. Além disso, evita que ocorram entupimentos que podem gerar riscos à saúde e impactos ambientais e identificação, inclusive, necessidade de desentupimento para situações que ainda não dissipam totalmente obstruídas, evitando maiores danos e transtornos ”.

Porém, mesmo mantendo uma rotina preventiva contínua de limpeza das redes, muitas vezes o trabalho realizado pela BRK Ambiental esbarra no uso incorreto da rede coletora de esgoto. Prova disso é o número de atendimentos a ocorrências operacionais, que resultaram em mais de 845 complicações de desobstruções e manutenções nas redes e ramais de esgoto da cidade no mesmo período de janeiro a maio.

A BRK Ambiental reforça a necessidade de um comprometimento de toda a comunidade para o bom funcionamento do sistema de coleta de esgoto do município.

“As redes que compõem uma estrutura do esgotamento sanitário são todas interligadas, por isso é necessário que todas as pessoas contribuam e assumam seu compromisso socioambiental não descartando lixo pelos ralos, vasos sanitários e qualquer outro acesso às redes de esgoto e contribuindo, portanto, com o meio ambiente ”, ressalta o gerente.

Limpeza de caixas de sifão

A concessionária também realizou em maio a limpeza das caixas dos sifões invertidos obrigatórios na Avenida Luiz Marcolino no bairro Jardim Zaira e da rua Prefeito Dorival Resende da Silva no bairro Alto da Boa Vista.

Os sifões invertidos, em pontos estratégicos da cidade, são dispositivos da rede coletora de esgotos utilizados para transporte por baixo sucesso, como córregos, rios e galerias de águas pluviais. Este tipo de dispositivo está propenso a obstrução e dificuldade de limpeza pelo fato de estarem quase sempre implantadas abaixo do nível de água e, para sua limpeza, são graus instalados para remoção de resíduos sólidos com intuito de mitigar os riscos de obstrução.

A limpeza dessas notas faz parte dos serviços programados pela concessão e é feita periodicamente para evitar o acúmulo de resíduos sólidos nas caixas dos sifões, evitando assim as ocorrências de obstrução das redes coletoras de esgotos.

Durante a ação preventiva de limpeza das caixas sifão realizada em maio, foram retiradas 4 toneladas de resíduos que se acumularam dispositivos adequados.

Lixo na rede de esgoto

É importante saliente que as manutenções preventivas minimizam a ocorrência de extravasamentos, que podem ocorrer nas ruas ou imóveis, mas para a realização dessa limpeza, é imprescindível o apoio da população, pois a rede coletora de esgoto foi projetada para receber apenas esgoto e nada mais .

Jogar restos de materiais, lixo ou alimentos no ralo da pia ou no vaso sanitário pode causar retorno de esgoto para os imóveis.

Outro ponto que a BRK Ambiental alerta é com relação à tubulação da água da chuva, que deve ser direcionada diretamente às galerias de águas pluviais, e nunca ligada na rede de esgoto. Desse modo, é possível ampliar a vida útil das instalações, para manter os sistemas de esgotamento sanitário sempre desobstruídos e com as condições ideais de funcionamento.

Atendimento 24h

A BRK Ambiental mantém uma prestação dos serviços de operação e manutenção de forma ininterrupta, 24 horas por dia e todos os dias da semana, para casos de solicitação de emergências. Além disso, há as ações de vistoria de limpeza preventiva de todo o sistema de coleta de esgotos, que é realizado rotineiramente pelas equipes técnicas da concessionária.

Para estas hipóteses a Concessionária disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Cliente de várias formas distintas:

– via call-center (0800-771-0001);

– local www.brkambiental.com.br;

– Aplicativo disponível gratuitamente nas lojas dos aparelhos com sistema operacional Android e IOS.

[ad_2]

Fonte: Post Original