Como desentupir ralo de maneira sustentável

[ad_1]

Confira quatro dicas para desentupir ralo e conheça uma receita simples, prática e ecoeficiente para desobstruí-lo

Como desentupir ralo é uma dúvida comum em qualquer casa. Na cozinha, os vilões são pequenos pedaços de alimentos, gordura e óleo. Já no banheiro, o problema do ralo do chuveiro são cabelos, pelos e restos de sabonete. As soluções comumente encontradas no mercado passam por produtos químicos potentes que nem sempre resolvem o problema e contribuem muito para a superação, principalmente se a sua cidade não tiver programa de tratamento de esgoto.

Por isso, preparamos algumas sugestões para resolver o problema de maneira simples, fácil e rápida. A primeira delas você pode acompanhar no nosso vídeo, que ensina como desentupir o ralo de qualquer parte da casa de modo sustentável. Se curtir, inscreva-se no canal do Portal eCycle não YouTube! Além disso, uma ação de bônus pode ajudá-lo a prevenir que novos entupimentos aconteçam. Confira!

4 dicas para desentupir ralo de maneira sustentável

1. Use uma solução com bicarbonato de sódio

Confira nosso vídeo e entenda como proceder pára desentupir o ralo de qualquer parte da casa de modo sustentável. O vídeo apresenta uma solução ecoeficiente e rápido de como fazer uma receita para limpar o ralo. É tiro e queda na prevenção ao entupimento!

Ingredientes

Modo de preparo

Primeiro, jogue meio copo de bicarbonato de sódio pelo ralo. Depois, névoa uma xícara de vinagre branco com o meio limão espremido. Despeje a mistura pelo ralo depois do bicarbonato de sódio. Espere por mais cinco minutos e coloque os 3,5 litros de água quente no ralo. A água vai lavar a mistura, acabando com o problema do ralo entupido.

O bicarbonato de sódio é um químico alcalino que irá te ajudar na missão de como desentupir o ralo. Ele vai quebrar as partículas de gordura que existem na tubulação, enquanto o vinagre, que é um ácido, vai fazer com que o bicarbonato de sódio espume, facilitando a ação do químico em toda a tubulação. Faça uso periodicamente desta receita na prevenção de entupimentos. Ela garantirá que não haja um acúmulo de resíduos em sua tubulação e que uma condição irreversível ocorra.

A importância de se limpar o ralo com frequência e de substituir produtos químicos por outros mais ecológicos se refletir no Brasil, por exemplo, na questão dos rios da cidade de São Paulo. Há 40 anos se debate uma solução para tal problema e, até hoje, houve apenas uma pequena melhora. Grande parte dessa fonte provém de resíduos residenciais, como inseticidas, detergentes, soda cáustica, between other.

2. Utilizar um cabo de drenagem, cabide de arame ou desentupidor

Essas são as ferramentas mais populares e simples para desentupir ralo. No Brasil, o desentupidor por sucção é o mais comum e pode ser encontrado na maioria das casas. Já os cabos de drenagem para desentupimento, conhecidos como drenar cobras em países de língua inglesa, costumam ser vendidos em lojas estrangeiras, mas é possível encontrar opções disponíveis na internet.

Recomenda-se, por questões de higiene, utilizando desentupidores diferentes para ralo de banheiro e de cozinha. Os desentupidores por sucção para pia de cozinha são compactos e podem ser facilmente guardados no armário sob a pia. Já os próprios para Ralos o banheiro costuma ser um pouco maiores.

A maneira correta de utilizar um desentupidor é, primeiro, retirar o máximo de água possível do ralo para evitar a bagunça que o transbordamento pode causar. Depois, interromper-se de que o desentupidor selou totalmente a abertura do ralo e, então, consum a bombeá-lo devagar, empurrando-o para cima e para baixo algumas vezes. Em seguida, puxe-o para cima rapidamente.

Lembre-se de que, se a abertura do ralo não estiver coberto por completo, os produtos químicos podem retornar, mesmo que o processo de desentupimento pareça ter dado certo. Se isso não funcionar, você pode tentar limpar o ralo com um cabide de arame reto, empurrando-o para dentro do ralo, com força, para desfazer a obstrução.

A terceira opção é procurar por um cabo ou tubo de drenagem, que é bastante eficaz, embora não seja tão fácil de encontrar. Essas ferramentas podem ser operadas manualmente ou mecanicamente, com a ajuda de um motor. Elas têm lâminas que giram e destroem qualquer obstrução causada por, por exemplo, cabelos ou restos de alimentos. Você também pode usar essa ferramenta junto com a receita certa na dica anterior, para garantir que o desentupimento aconteça.

3. Sabão em pó e água quente

Uma ótima maneira natural de desentupir o ralo obstruído é usar sabão em pó com água quente. Se o entupimento para alta por graxa, esse método funcionará especialmente bem!

Esguiche uma boa quantidade de sabão para dentro do ralo entupido. Em seguida, despeje uma panela ou chaleira de água fervente pelo ralo. Esse processo pode resolver como as obstruções gordurosas fazem ralo. Para prevenir entupimentos, faça isso pelo menos uma vez por semana.

Dica: ao usar água fervente, use luvas de forno para não queimar como mãos e rosto o rosto para atrás para se proteger do vapor.

4. Peróxido de hidrogênio

O peróxido de hidrogênio também pode ser usado para desentupir ralo. Misture uma xícara de água oxigenada com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Despeje essa mistura dentro do ralo e deixe fazer espuma. Além de desobstruir, esse processo ainda ajuda a limpar o ralo. Lembre-se de usar luvas de borracha para proteger as mãos.

Como evitar novos entupimentos

Agora que você já resolveu o problema, considere trocar para a tela protetora do ralo por uma nova e mais eficaz, para evitar que materiais indesejados causem obstruções novamente. Depois de lavar a louça, compartilhar-se de retirar todos os restos de alimentos que sobraram na tela protetora.

Caso o seja problema o ralo do banheiro, saiba que o maior motivo desse tipo de entupimento é o excesso de cabelo. Por isso, procure diariamente fios de cabelo que possa ter caído no chão do banheiro, para evitar a formação de tufos responsáveis ​​pelo entupimento do ralo.


Veja também:

[ad_2]

Fonte: Post Original