Como uma ONG tem combatido a sede e a fome no Pantanal


Diante da seca severa e da destruição causada pelas queimadas no Pantanal em 2020, a Ecoa tem desenvolvido ações emergenciais e de longo prazo para atender comunidades vulneráveis

Imagem: Divulgação Ecoa

As comunidades tradicionais do Pantanal brasileiro estão habituadas a lidar com muitos desafios. A distância das grandes cidades, o esquecimento do poder público e a imprevisibilidade típica do próprio bioma são alguns deles. Mas 2020 foi um ano mais desafiador do que a maioria, com a pior seca em 50 anos e queimadas que devastaram 30% do Pantanal.

Diante cenário, algumas comunidades, como a Barra do São Lourenço, em Mato Grosso do Sul, viram o nível do rio baixar, como suas águas ficarem barrentas e cheias de cinzas e os peixes desaparecerem.

O rio Paraguai era nesta comunidade uma única fonte de água potável. Era com a água do rio que a comunidade cozinhava. Era a água do rio que a comunidade bebia.

E, neste momento crítico, a resposta do poder público não chegou. “As respostas para o ser humano foram muito morosas”, afirma André Luiz Siqueira, diretor-presidente da Ecoa, uma organização sem fins lucrativos que atua há mais de 30 anos no Pantanal. A ONG foi um responsável por buscar soluções para garantir que as 25 famílias da comunidade da Barra de São Lourenço não ficassem sem água potável.

A primeira ação foi de caráter emergencial. A doutora Silvia Santana arrecadou galões de água mineral e a Ecoa os levou até a comunidade.

A situação, no entanto, mostrada que era preciso pensar em uma solução sustentável, que evitasse novas emergências como aquela. Até porque 2021 deve ser mais um ano de seca severa na região, e o problema da falta de água já era antigo na comunidade.

A escassez de água potável afetava principalmente a saúde das crianças. “As crianças sofriam muito de diarreia na comunidade. E a diarreia em crianças recém-nascidas ou pequenas afeta diretamente no desenvolvimento cerebral ”, explica o diretor-presidente da Ecoa.

Mini-usina para tratamento de água

Imagem: Divulgação Ecoa

A solução sustentável encontrada foi instalar uma mini-usina para tratamento de água na comunidade. A estação é movida a energia solar e tem capacidade para tratar 2 mil litros de água por dia.

Para instalá-la, a Ecoa contou com doações de preferência e, principalmente, com uma doação do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT / MS).

A manutenção ficou a cargo de lideranças da própria comunidade. “A gente já tem vários equipamentos públicos na Barra do São Lourenço, inclusive uma usina fotovoltaica que atende a escola pública da comunidade. E nós trabalhamos sempre com a metodologia de capacitar lideranças para cuidarem desses equipamentos ”, conta André Siqueira.

O diretor-presidente da Ecoa também conta que uma idosa, moradora da comunidade há pouco mais de três décadas, ficou até emocionada quando tomou pela primeira vez à água da mini-usina. “Em 33 anos, eu nunca tomei uma água assim”, disse a idosa, que fez questão de brindar com a água limpa e fresca.

Imagem: Divulgação Ecoa

Fome no Pantanal

Devido à seca e à contaminação da água pelas cinzas das queimadas, moradores de algumas comunidades do Pantanal brasileiro têm sofrido com a falta de peixes, que eles pescavam para o próprio consumo e para a venda.

O extrativismo vegetal também ficou comprometido em algumas regiões, já que as queimadas destruídas de hectares. “A severidade climática e as queimadas estão fazendo as pessoas passarem fome”, relata Siqueira.

Mais uma vez, o trabalho da Ecoa tem suprido lacunas deixadas pelo poder público. De setembro para cá, já foram entregues 213 cestas básicas para as comunidades de Barra do São Lourenço, Paraguai-Mirim e São Francisco (como três negócios na Serra do Amolar, no distrito de Corumbá, MS) e para pescadores de Miranda e Anastácio, municípios também do Mato Grosso do Sul.

Além disso, desde que começou o trabalho no Pantanal, uma ONG tem promovido pesquisas e projetos com foco no desenvolvimento sustentável da região, por acreditar que é importante proteger a biodiversidade e garantir a melhor qualidade de vida para as comunidades tradicionais.


Sobre a Desentupidora Campinas

Desentupidora Campinas

Há muitos anos de trabalho a Empresa Desentupidora Campinas tem como principal missão oferecer aos seus clientes um atendimento personalizado. Contamos com um corpo técnico de funcionários altamente qualificados e treinados para atender a todas as necessidades: grandes residências, empresas, condomínios, escolas, órgãos públicos e mais. Dispomos de equipamentos de ponta para cada tipo de serviço prestados, com um atendimento rápido para serviços emergenciais.

Sobre a Desentupidora Campinas

Desentupidora Campinas

Desentupidora Campinas é uma empresa tem muitos anos trabalho mas esta sempre se renovando, pesquisando e colocando técnicas, materiais, maquinas e  de ultima geração  no setor de Desentupidora Campinas, Limpa Fossa e Serviços de Video Inspeção em Tubulações de Esgoto, Água Pluvial, Ar Condicionado, etc. Oferece a seus clientes nas mais diversas áreas de Desentupimento de Esgoto e limpeza de Fossa, possuímos e trabalhamos sempre com os melhores e mais modernos equipamentos. Conheça um pouco dos nossos serviços de Serviços de Desentupidora

Especializada em desentupimento em geral:

Desentupimento Residencial

Desentupimento de Esgoto

Filmagem de Tubulação

Limpeza de Fossa

Transporte de Resíduos

Hidrojateamento

Contamos com uma equipe altamente qualificada e profissional para suprir as necessidades.  A Desentupidora Campinas atende todos os dias, inclusive sábados e domingos com a mesma qualidade no atendimento. Além disso realizamos orçamento gratuito no local e sem compromisso, aceitando todos os cartões de crédito, débito, cheques pré e faturas para empresas.

Desentupidora Campinas

Pra nós da Desentupidora Campinas ficamos extremamente alegre ao ver um trabalho concluído quando chegamos a uma residência e vemos o desespero de uma pessoa que tem seu banheiro completamente invadido pelas fezes, esgoto, e gordura e quando damos por concluído e ela olha para o banheiro e vê tudo limpo e funcionando normal. A alegria dessas pessoas que nos mantem firmes em nosso objetivo. Todos sabem que tem profissionais de todas as áreas e que cada um tem que gostar do que faz, todos são importantes quem não tem orgulho de ter um filho medico, advogado ou ate mesmo bombeiro, mas ninguém pensa em ter um filho gari ou que trabalhe com desentupimento de esgoto mas o que seria do medico ou advogado com esse banheiro todo sujo e oque seria de nos ou de um filho nosso passando mal e não ter um medico pra ajudar por isso que nessa vida ninguém é uma ilha todos precisão de todos e nós da Desentupidora Campinas temos orgulho e alegria do trabalho que realizamos. Obrigado a todos os Clientes, Amigos e Funcionários.

Desentupidora Campinas

Desentupidora Campinas 24 Horas – Os melhores preços! Desentupimento de Fossas, Serviço de Caça Vazamento, Limpeza com Hidrojato. Mande um Whatsapp agora mesmo!

Desentupidora Campinas, SP

Desentupidora Campinas



Fonte: Post Original

 
Desentupidora Campinas

Alugue este Site, R$ 8,33

NÃO ESTAMOS MAIS TRABALHANDO EM CAMPINAS. Que tal você começar um novo negocio ou para você que já tem uma DESENTUPIDORA por um valor simbólico ter dois sites com uma cartela de cliente já formada e com um nome forte DESENTUPIDORA CAMPINAS