Empresas e Negócios – O valor da água: a tecnologia por trás de sua reutilização na indústria
[ad_1]
Gerente geral de vendas da área industrial da GEMÜ Válvulas, Sistemas de Medição e Controle
Nunca a sociedade valorizou tanto a água quanto nesta estiagem prolongada. Mas muitos desconhecem as técnicas técnicas em seu tratamento no contexto industrial, de forma a cada gota e devolver esse recurso tão precioso de volta à cadeia produtiva.
O fato é que cada unidade fabril requer diferentes aplicações da água, com requisitos muito específicos, por exemplo, em relação aos equipamentos que utilizam para resfriamento ou na forma de vapor.
Eles precisam ser muito bem definidos para oferecer uma configuração adequada e garantir uma escolha correta, por exemplo, das válvulas do sistema, com dimensionamentos customizados e próprios para os parâmetros de operação (pressão, temperatura e fluido).
A partir de minha experiência com esses equipamentos, gostaria de destacar as principais situações de tratamento da água baseado hoje pela tecnologia. A água mineral é, em geral, recuperada de águas subterrâneas, e requer diferentes ações para ser básicos bebidas. As principais providências incluem uma exclusão ou floculação de suspensas; absorção de substâncias orgânicas dissolvidas com uso de carvão ativado; ultrafiltração; esterilização com adição de cloro ou por meio da radiação de luz UV, entre outros. Algumas das técnicas de limpeza incluem ultrafiltração, trocador iônico e descontaminação por ultravioleta.
Além do tratamento de água potável, existem outras qualidades de água a serem tratadas no contexto da indústria, como a água residual industrial, tratamento bastante complexo, pois cada água residual apresenta uma característica própria, e o produto final também tem determinações específicas. Para customizar o resultado desejado, são obrigadas a estudar versáteis e drivers de processo que possibilitem o atendimento individual ao fluido de operação e todo o processo.
Seja para alimentar caldeiras para a produção de vapor, refrigerar centrais elétricas ou como líquido básico na indústria farmacêutica, para ser usada na indústria a água precisa ser distribuída, bloqueada e dosada. Para isso, usa-se válvulas ou válvulas de bloco multivias bastante complexas.
Sabemos que a pureza dos fluidos de processo é decisiva em muitos segmentos, para se obter uma devida qualidade do produto final. Na indústria de semicondutores, por exemplo, uma preparação de água de alta pureza da melhor qualidade é uma vantagem competitiva. E para que alcancem a qualidade necessária, os componentes do sistema também devem atingir certos requisitos. Aqui, recomendo o uso de equipamentos resistentes fabricados com fluoro plásticos.
Por fim, a dessalinização da água do mar surge como técnica que deve atender a demanda das próximas décadas, e não somente nos países industriais, por conta da escassez crescente da água. Um método eficiente é a recuperação de água potável por meio da dessalinização da água do mar.
[ad_2]
Fonte: Post Original