Enem para presos tem queda de 24,9% nos inscritos na região de Campinas | Campinas e Região

[ad_1]

Com distanciamento social nas salas e uso obrigatório de máscara, homens e mulheres presos na região de Campinas (SP) realizam, nesta terça-feira (23) e quarta-feira (24), o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL). São 734 inscritos nesta edição, uma queda de 24,9% em relação a 2019. Os dados são da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP).

O exame é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o conteúdo adequado às pessoas que estão em liberdade. A única diferença é que o teste é realizado dentro das unidades prisionais.

"O Enem PPL avalia o desempenho do participante que concluiu o ensino médio e, a partir dos critérios utilizados pelo Ministério da Educação (MEC), permite o acesso ao ensino superior por meio de programas como Sisu, Prouni e Fies. Além disso, contribui para elevar a escolaridade da população brasileira prisional ", diz texto na página oficial do Inep.

O maior número de inscritos é do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Hortolândia, com 144 participantes.

Inscritos no Enem PPL

Unidade prisional 2018 2019 2020
Penitenciária Feminina de Campinas 51 42 28
Penitenciária Feminina de Mogi Guaçu 87 133 85
Penitenciária II de Hortolândia 99 100 100
Penitenciária III de Hortolândia 140 120 73
CDP de Americana 40 58 59
CPP de Campinas 121 163 118
CPP de Hortolândia 180 225 144
CR de Mogi Mirim 25 30 45
CR de Sumaré 85 107 82
TOTAL 828 978 734

De acordo com a SAP, em razão dos protocolos sanitários, como aplicações de provas ocorridas em algumas unidades do estado de São Paulo. Na região de Campinas, são nove unidades participantes.

Cuidados definidos para o Enem PPL

  • Os colaboradores do Inep que atuam nos dias de aplicação dos exames receberão 3 máscaras sobressalentes para troca em determinados horários;
  • Serão distribuídas frascos de álcool em gel para todas as salas;
  • As janelas e portas das salas devem ficar abertas para facilitar a circulação do ar;
  • As mesas e cadeiras das salas devidamente higienizadas, assim como banheiros e corredores de acesso;
  • Será mantido o distanciamento social entre participantes em sala, na ida ao banheiro e antes da identificação;
  • Caso algum colaborador da equipe de aplicação de provas provas sintomas da Covid-19 não pode entrar na unidade prisional;
  • A máscara é de uso obrigatório para todos, tanto colaborares como candidatos.

Em nota, a SAP informa que os presos inscritos participaram de um cursinho preparatório com aulas online entre 25 de janeiro até esta segunda (22), em uma parceria da pasta com o Instituto SEB.

  • Pandemia afeta rotina de aulas de presos na região de Campinas

Na mesma data, os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas nas unidades da Fundação Casa também farão a prova do Enem PPL. Na região de Campinas são sete inscritos – em todo o estado, serão 160 participantes de 68 centros socioeducativos.

Reveja vídeos de aulões do Enem

[ad_2]

Fonte: Post Original