Esgoto a céu aberto afeta rotina de moradores de Sapiranga – Região
[ad_1]
Foto: Arquivo Pessoal
Moradores do bairro Oeste, em Sapiranga, aguardam a prefeitura resolver um problema que afeta a rotina diária de quem vive lá. Há meses foi solicitado o desentupimento do encanamento que passa nas ruas Cabriúva e Salseiro, para que o esgoto não invada residências.
Em março, relatam os moradores, uma equipe da prefeitura chegou ao local e teria prometido retornar nesta semana. Ontem, uma equipe Secretaria Municipal de Obras Públicas e Serviços Urbanos esteve no local e verificou que a ligação da rede da prefeitura está de acordo. O problema, segundo o município, não está no pátio da residência.
Na casa da família Constante Nascimento, onde vive seis adultos e uma criança, o recebimento é que a próxima chuva pode provocar mais estragos. "Já temos colchão molhado. Até a máquina de lavar roupa estragada com a água do esgoto que entrou em casa", exemplifica o servente de pedreiro, Everton Constante do Nascimento, 20 anos.
Com esgoto correndo a céu aberto, nos fundos da casa, a família resolveu fazer uma nova fossa. "Estamos trabalhando para colocar uma fossa para frente de casa, um fim de resolver ou problema de nossa casa. Mas o esgoto invade várias casas", acrescenta.
Odor é incômodo
)
Foto: Arquivo Pessoal
Além do incômodo de ter o pátio alagado com esgoto, o odor é insuportável. A dona de casa, Fabiana Corrêa, 46, diz que o cheiro é muito forte. "No final de semana de Páscoa capinei o pátio e fiquei apavorada com o esgoto saindo da fossa que fica ao lado da casa", relata.
Assim como a família Nascimento, a Corrêa também aguarda uma solução. "Antes da Páscoa veio um vereador que prometeu solução e há três semanas uma equipe da prefeitura também viu o problema e disse que o equipamento que fará o desentupimento estava estragado", explica.
O que diz a prefeitura
Uma equipe Secretaria Municipal de Obras Públicas e Serviços Urbanos esteve no local nesta terça-feira e verificou que a ligação da rede da prefeitura está de acordo. O problema, segundo o município, não está no pátio da residência.
"Esse esgoto passa dentro da propriedade e a tubulação é pequena. A alternativa para este momento é os munícipes trazerem o encanamento até a rua para ligar na rede da Prefeitura. Provavelmente, os canos quebraram ou incorreto entupimento da rede de esgoto localizado nos pátios. Porém. , não temos como chegar até os canos e a melhor solução é realizar a ligação de esgoto dessas residências na rede de esgoto da Prefeitura. Além disso, a Administração Municipal já orienta os moradores sobre a necessidade de realizar a ligação dos esgotos das propriedades na rede da Prefeitura, porém muitos deles ainda não o fizeram. Enquanto eles não fazem essa ligação a Prefeitura não vão conseguir solucionar o problema. Os moradores que já ligaram seus esgotos na rede da Prefeitura não têm mais esse contratempo. Inclusive, a Sra. Luciana Pereira Constante. já está ligando a rede dela na rede da Prefeitura ", afirmou a assessoria de imprensa da prefeitura.
Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.
[ad_2]
Fonte: Post Original