Estação da Cesan transborda, vaza esgoto bruto em rio da Serra e pode atingir casas

[ad_1]

A imagem do rio Jacaraípe é ilustrativa, mas em destaque, está o local onde o esgoto está sendo jorrando. Foto: Divulgação

Uma Estação de Tratamento (ETE) da Cesan (Companhia Espírito Santense de Saneamento) e Ambiental Serra transbordou e está despejando esgoto bruto, ou seja, sem nenhum tipo de tratamento em área verde e rio da Serra. O problema ocorre no bairro Estância Monazítica, na região de Jacaraípe, e moradores temem que o resíduo pode atingir condomínio residencial situado nas proximidades, pois a correnteza está muito forte. A situação foi filmada e denunciada por internautas na manhã desta quinta-feira (11).

Além de estar poluindo uma área verde e atingindo diretamente o rio Jacaraípe, o erro na ETE da Cesan / Ambiental Serra também afeta nascente situada no local. O TEMPO NOVO confirmou com ambientalistas que a estação de tratamento tem vazão para o manancial, que está sendo duramente poluído com esgoto bruto desde o início da manhã desta quinta. Vale lembrar que as águas do rio desaguam no balneário, que é um dos principais da cidade. Mas além de danos ambientais, outra situação também preocupa.

Trata-se da possibilidade de um condomínio popular ser atingido. O residencial fica situado ao lado da ETE e moradores temem que toda a enxurrada de esgoto suba e invada como residências, caso volte a chover forte. Eliane Custódio da Silva, que mora na região, afirmou que saiu de casa para trabalhar, mas com medo de como pode encontrar o seu lar na volta do serviço.

“O pinicão de Jacaraípe está transbordando e vazando. Estamos orando e torcendo para que o esgoto não chegue aqui em nosso conjunto. Se a chuva continuar, nossas casas podem ser atingidas. Sai para trabalhar agora e não poderei acompanhar de perto o avanço da enxurrada ”, relatou a moradora.

Eliane também preocupação com o rio Jacaraípe. “O esgoto está indo para uma nascente e logo depois sendo jogado no rio Jacaraípe. Estão poluindo ainda mais esse manancial ”, disse.

Em conversa com a reportagem, o ambientalista e responsável pelo Instituto Brasileiro de Fauna e Flora (Ibraff) confirmou que o esgoto afeta o rio. “A Estação de Tratamento tem ligação com o rio sim. A vazão dela é por lá ”, escrito.

O TEMPO NOVO entrou em contato com a Cesan / Ambiental Serra fazendo questionamentos sobre o motivo da ETE ter transbordado. Como as duas empresas ainda não responderam a um pedido enviado e, consequentemente, não deram um prazo para o problema ser resolvido.

Fortes Chuvas

Nas últimas 24 horas, uma serra escolhida 181 milímetros de chuva e foi considerada uma cidade onde mais choveu em todo o Espírito Santo neste período. Bairros da Serra conhecidos alagados e muita destruição foi vista por diversas comunidades. O problema na ETE da Cesan ocorre horas após o fim das chuvas, mas é importante destacar, que segundo especialistas, o sistema da empresa precisa ocorrências como essa para não afetar o meio ambiente.

[ad_2]

Fonte: Post Original