Metrosul vai investir R $ 149 milhões em Canoas – Canoas
[ad_1]
Foto: PAULO PIRES / GES
A partir de janeiro de 2022, uma rede de esgotamento sanitário de Canoas será ampliada. Com uma parceria público-privada (PPP) do saneamento, firmada entre Corsan e Ambiental Metrosul, a empresa tem como objetivo aumentar a cobertura dos serviços atuais 40% para 90% das residências do município. A previsão de investimentos nas obras de expansão é de cerca de R $ 149 milhões nos primeiros dez anos.
"Canoas é uma das cidades que está mais atrasada, por isso vamos começar por ela, com a construção de rede e ampliação do sistema de coleta. Até o fim de 2021 seguimos com o estágio de diagnóstico, projeto e licenciamentos para, então, iniciar a obra ", explica o diretor-presidente da Ambiental Metrosul, Angelo Mendes.
As melhorias nas nove cidades atendidas pelo PPP devem ser concluídas até o ano de 2030, beneficiando 1,7 milhão de pessoas.
Padrões nacionais
Por meio de 36 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e 96 Estações de Bombeamento (EBEs), todo o esgoto coletado pela empresa será tratado seguindo os padrões nacionais antes de ser lançado nos rios Caí, Gravataí e Sinos.
"Entramos com mais tecnologia, inovação e gestão energética mais atuais", destaca Mendes. "Além disso, por meio do Centro de Controle de Operações (CCO), conseguimos monitorar as estações e acionar a solução de problemas em tempo real, proporcionando mais segurança e economia".
A PPP do Saneamento foi criada há dois anos e assinada em 2020 pelo Governo Estadual e, agora, em funcionamento real, atenderá, além de Canoas, outros oito municípios da Região Metropolitana: Sapucaia do Sul, Esteio, Alvorada, Cachoeirinha, Eldorado do Sul , Gravataí, Guaíba e Viamão.
Outros serviços
Além desta obra, a Ambiental Metrosul também assume a responsabilidade por serviços diversos da Corsan. "Recebemos os ativos já existentes e entramos com toda a estrutura de pessoal, equipamentos, produtos químicos e fazemos a gestão da operação", pontua Mendes.
Conscientização e programas ambientais
Os pedidos de consertos na rede de esgoto, desentupimento, novas ligações ou troca de hidrômetro, por exemplo, devem continuar sendo feitos pelo cidadão diretamente à Corsan
que, na sequência, é responsável por enviar o chamado para as equipes da Metrosul.
Uma das principais atividades da organização é a gestão hidrométrica da cidade. Segundo Angelo Mendes, o ideal é manter um aparelho por no máximo sete anos. “Nosso trabalho também será muito focado na conscientização das pessoas a respeito da importância de manter em dia o sistema de esgoto em suas casas”, destaca.
Times fixos da Metrosul farão, ainda, a fiscalização de irregularidades no sistema sanitário
local, como ligações clandestinas. A manutenção do saneamento básico, conforme o diretor-presidente, é fundamental tanto para o meio ambiente quanto para a saúde humana. A necessidade principal em Canoas, além de expandir o sistema, é conectar as pessoas ao já existentes para que os serviços funcionem da forma correta.
“Estudos mostram que quanto menos se investe em saneamento, mais é necessário gastar
com saúde, além da questão natureza e saúde, também há prejuízozos econômico
exercido na precariedade ”, enfatiza Mendes.
Parte do DNA da Ambiental Metrosul, os programas socioambientais também serão destaque
na PPP. Projetos de conscientização e desenvolvimento profissional estão sendo estruturados e devem começar a ser seguido em prática a partir de março de 2021.
Outra atividade que será realizada na cidade a partir do ano que vem é a chamada “Portas Abertas”, por meio da qual a população da cidade pode conhecer ETEs e ver de perto como funciona os serviços.
[ad_2]
Fonte: Post Original