Moradores do Sul de SC têm dia de reconstrução após alagamentos
[ad_1]
Região da Amurel foi a mais atingida e, até o momento, Pescaria Brava, Imaruí e Laguna decretaram situação de emergência; outras cidades estudam adotar a medida
Após os estragos causados pelas fortes chuvas que caíram em Santa Catarina, esta quinta-feira (10), foi dia de atender as famílias atingidas, de limpeza nas inundadas, de arrumar e liberar as estradas obstruídas, pontes e pontilhões nos 18 municípios da Amurel (Associação de Municípios da Região de Laguna). Até o momento, a região registra uma média de 40 desalojados.
“Importante que não há feridos, não há machucados. Nesse momento, Pescaria Brava, tem em média 20 desalojados, ainda; Laguna 20 desalojados, os municípios estão trabalhando nos restabelecimento das malhas viárias municipais, Estado nas estaduais, tubulações estão sendo restabelecidas, restabelecimento de pontes e pontilhões e atender uma população e realizar limpeza nas casas ”, informa o coordenador da Defesa Civil da Amurel, Anderson Cardoso.

Até o momento, os municípios de Laguna, Imaruí e Pescaria Brava decretaram situação de emergência devido aos estragos provocados pelas chuvas, mas outros municípios ainda estudam esta possibilidade. “Foram abertos abrigos, em Laguna, Imaruí e Pescaria Brava, mas, até o momento, não há informação sobre alguém que foi abrigado”, conta Cardoso.
Média alta de chuva na região
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, a região registrou na quarta-feira (9) um grande acumulado de chuva, com uma média de 150 a 200 mm dependendo da cidade. Em Tubarão esse número chegou a 204 mm de chuva em 24h. Devido ao solo encharcado e como mudança de chuva a Defesa Civil segue em alerta.
“Previsões previsão ainda de pancadas de chuva, o solo ainda está encharcado podendo ter deslizamentos de terra e como áreas ocupadas consideradas áreas de riscos”, alerta Cardoso.
Para receber alertas da Defesa Civil, uma pessoa deve enviar uma mensagem de texto para o número 40199 com o CEP da casa ou do estabelecimento comercial. Desta forma, uma pessoa receberá os alertas de acordo com a localização. “Não é previsão de tempo, é alerta sobre riscos”, destaca Cardoso.
Laguna contabiliza os prejuízos
Um dos municípios mais afetados devido às chuvas, a Prefeitura de Laguna realizou um levantamento, durante o dia, dos estragos e do atendimento emergencial. Foi registrado, na quarta-feira (9), 170mm de chuva em 24 horas.
“Pelo volume de chuva houve pouco estrago. Volume muito alto e concentração em alguns lugares como cabeçuda bananal Barranceira ”, comenta o coordenador da Defesa Civil do Município, sargento Paulo Sérgio Ribeiro Silva.
Equipes da Defesa Civil do município acompanhados da Guarda Municipal e Secretaria de Obras percorreram, os pontos mais atingidos no Distrito de Ribeirão Pequeno. Os locais foram sinalizados e avaliaram os prejuízos para planejamento dos reparos que serão pagos.
Em Cabeçudas, outra equipe da Secretaria de Obras e Assistência Social passou nas residências atingidas para levantar a necessidade de abrigo e alimentos às famílias, além de auxílio para retirada dos móveis danificados com a enchente.
“Durante a vistoria, os locais que dava para fazer a Secretaria de Obras, já criada a reconstrução das partes afetadas como ruas, caminhos, desentupimento de boca de lobo. Agora há uma série de fatores para serem feitos um tempo maior ”, conta Paulo.
Aulas presenciais retornam segunda-feira
As aulas presenciais retornam na segunda-feira (14) nas escolas municipais de Laguna. Segundo as aulas às chuvas, as aulas estão sendo realizadas de forma remota e seguindo desta forma até sexta-feira (11).

Uma equipe com apoio da Defesa Civil vai vistoriar como unidades escolares atingidas pelo temporal e avaliar os estragos, assim como medidas necessárias para recuperar os danos.
Além disso, uma chamada para professores ACT que seria realizada nesta quinta-feira (10), foi cancelada, devido à situação de emergência do município. A Defesa Civil do Município segue em alerta e quem necessitar de atendimento pode ligar ou mandar mensagens através do Whatsapp para o número: (48) 996601054
“Hoje (10) previsão previsão de chuva até 21h, uns 50mm, mas pelo que vimos o céu está se abrindo, a tendência natural é para. Porém seguimos em alerta ”, comenta o coordenador da Defesa Civil em Laguna.
Telefones úteis:
Corpo de Bombeiros: 193
Polícia Militar (PM): 190
Defesa Civil: 199 *
* Em locais que não possuem o número da Defesa Civil devem ser acionados os telefones das prefeituras.
[ad_2]
Fonte: Post Original