Obra da Comusa deve causar falta de água nesta quarta – Novo Hamburgo

[ad_1]






Comusa – equipes pretendem trabalhar hoje na reforma do tanque

Foto: InÉzio Machado / GES


A Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo realizará hoje duas obras que afetarão o abastecimento do Município. A previsão é que 84.634 economias fiquem sem água. A normalização total do abastecimento nas áreas atingidas deve ocorrer na madrugada de amanhã (quinta-feira).

A previsão é que equipes trabalhem de seis a oito horas nas obras, que ocorrerão na Estação de Tratamento de Água (ETA), no bairro de Rondônia. Uma delas será a reforma em um tanque de inox e a outra substituição da T da saída da câmara de mistura.

O desabastecimento começa a partir das 11 horas. Os bairros Rondônia, Ouro Branco, Jardim Mauá, Boa Saúde, Petrópolis, Primavera, Rio Branco e a parte alta do Ideal devem ser afetados, atingindo 21.580 economias.

Já a partir das 13 horas, o desabastecimento em 24.054 economias deve afetar os bairros Canudos, São Jorge, São José, Vila Nova, Guarani, Centro, Operário e Hamburgo Velho.

Caso a troca do T se estenda por mais de seis horas, e dependendo do nível do reservatório da ETA, 39 mil economias dos bairros Rincão (parte de baixo da BR), Santo Afonso, Industrial, Pátria Nova, Liberdade e Ideal (parte baixa ) também devem ser afetadas.

Tanque

Uma reforma é em um tanque de inox. A obra consiste em interligar o novo barrilete da ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA). É um tanque de dissipação de energia, que concentra todas as adutoras que saem da ETA e distribui, de forma igualitária, aos reservatórios do Município.

O coordenador de projetos de obras, Alexandre Menezes, explica que este tanque recebe água para ser misturada aos produtos químicos, como cloro e flúor. A partir disso, a água é distribuída para os reservatórios.

A interligação faz parte da ampliação da ETA, cujo investimento é de R $ 30 milhões com recursos federais. Quando todas as etapas arrastadas concluídas, a vazão de água passará de 750 litros / segundo para 950 litros / segundo. A previsão de conclusão de todas as etapas é 2022.

Substituição

Outra obra é a substituição do T da saída da câmara de mistura. O encanamento em forma de "T" está com vazamento e, por isso, será substituído. Na terça-feira, os profissionais da Comusa realizaram manobras no espaço, deixando-o pronto para a empresa terceirizada instalar o novo encanamento.

"É uma peça muito antiga, da década de 60 e não temos como deixar que isso causa um problema maior. Estamos prevenindo para que não aconteça um caos se tiver que fazer emergencialmente", explica o diretor técnico da Comusa, o engenheiro civil Ari Borges dos Santos.

As obras

Reforma em um tanque de inox – A obra consiste em interligar o novo barrilete da ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA). É um tanque de dissipação de energia, onde concentra todas as adutoras que saem da ETA e distribui, de forma igualitária, aos reservatórios do Município.

O coordenador de projetos de obras, Alexandre Menezes, explica que este tanque recebe a água para serem misturadas aos produtos químicos, como cloro e flúor. A partir disso, a água é distribuída para os reservatórios.

A interligação faz parte da ampliação da ETA, cujo investimento é de R $ 30 milhões com recursos federais. Quando todas as etapas arrastadas concluídas, a vasão de água passará de 750 litros / segundo para 950 litros / segundo. A previsão de conclusão de todas as etapas é 2022.

Substituição do T da saída da câmara de mistura – O encanamento em forma de "t" está com vazamento e, por isso, será substituída. Na terça-feira, os profissionais da Comusa realizaram manobras no espaço, deixando-o pronto para a empresa terceirizada instalar o novo encanamento. "É uma peça muito antiga, da década de 60 e não temos como deixar que isso causa um problema maior. Estamos prevenindo-se para que não aconteça um caos se tiver que fazer emergencialmente", declara o diretor técnico da Comusa, o engenheiro civil , Ari Borges dos Santos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!



[ad_2]

Fonte: Post Original