Pandemia: Abril é o 3º mês mais letal de covid-19 em Campinas – cotidiano

[ad_1]

Levantamento foi apresentado nesta sexta-feira pelo Devisa (Foto: Luciano Claudino / Código19)

O mês de abril foi o terceiro mais letal da pandemia do coronavírus em Campinas. O dado foi divulgado pelo Devisa (Departamento de Vigilância Epidemiológica) nesta sexta-feira (30) durante ao vivo da Prefeitura sobre os números da doença na cidade. Até o momento, foram confirmados 403 óbitos de covid no período. Ontem, Campinas ultrapassou como 3 mil mortes.

Abril de 2021 ficou atrás apenas do mês passado, que teve 612 mortes pelo coronavírus – e de julho do ano passado, com 408 óbitos (veja dados completos abaixo). Vale destacar que o número deste mês ainda pode ser maior, uma vez que os registros de morte de abril ainda estão sendo contabilizados.

QUEDA

Apesar de ser o terceiro mais letal da pandemia, abril teve uma porcentagem de queda em relação a março nesse índice – 34%. A Prefeitura de Campinas atribui a queda às medidas de contenção da cidade, algumas delas aparecem antes do governo estadual, como o toque de recolher noturno.

A cidade também entrou antes do estado na fase vermelha do Plano São Paulo, no dia 3 de março, e manteve a suspensão como aulas das redes municipal, estadual e privada no último mês. Também houve limitação em serviços essenciais, como o fechamento de mercado e padarias às 20h e a permissão de apenas uma pessoa por família jurídica.

Para comparação, o estado de São Paulo, entre março e o dia 27 de abril, registrou aumento de óbitos nos dois meses de 20,1%.

"Tomamos medidas mais duras até que o Plano São Paulo. Mas é muito difícil enfrentar uma pandemia. E adotar medidas restritivas. A gente sabe o impacto que traz no setor produtivo e no dia a dia das pessoas. Mas quando analisamos os dados, vemos que as decisões foram certas e que a população aderiu ", disse o prefeito Dário Saadi (Republicanos).

CASOS DE COVID

O Devisa também informou que a cidade está em segundo lugar nenhum ranking de casos confirmados de cobertos no estado de São Paulo e em terceiro em número de óbitos. Sobre a incidência da doença – a quantidade proporcional de casos para cada 1 milhão de habitantes – Campinas aparece em 363º lugar entre as cidades paulistas.

Em relação à letalidade – número de mortes em relação às pessoas que apresentam a doença -, a cidade está em 120 º lugar. Inclusive, a letalidade de Campinas é de 3,2, segundo o Devisa. No estado é de 3,3 e, na capital, 3,8.

O último dado apresentado pela Prefeitura sobre o município é do ranking de mortalidade (número de mortes em toda a população). Campinas está em 94º lugar. No estado de São Paulo são 645 cidades.

OS NÚMEROS

2021

Abril: 403
Março: 612
Fevereiro: 226
Janeiro: 188

2020

Dezembro: 119
Novembro: 48
Outubro: 82
Setembro: 175
Agosto: 287
Julho: 408
Junho: 289
Maio: 79
Abril: 17
Março: 5

[ad_2]

Fonte: Post Original