Plano de Atendimento Emergencial e Monitoramento de Áreas de Risco segue com avanços em Macapá

[ad_1]

A Prefeitura de Macapá continua com as três frentes de serviço para a limpeza de canais e áreas de ressaca da cidade. As ações são parte de um plano de ação para reduzir e até evitar os impactos causados ​​locais durante o período chuvoso.

O secretário municipal de Zeladoria Urbana, Jean Patrick, afirma que os avanços dos serviços têm apresentado saldo positivo. “Desde o início dos trabalhos já avançou muito e a quantidade de lixo retirado desses canais e áreas de ressaca é impressionante”, disse.

“Estamos reforçando os apelos sobre a conscientização dos moradores para não descartarem o material nesses locais e dessa forma evitar a obstrução que resulta no alagamento. Ou seja, o maior prejudicado é a população local ”completa o Secretário Municipal de Zeladoria Urbana.

Um contingente de 80 homens trabalha na desobstrução, desassoreamento e desentupimento de manilhas com a retirada de entulhos.

O trabalho teve início na segunda quinzena de fevereiro nos canais maiores, o que inclui a Bacia das Pedrinhas e os canais do Beirol, da José Tupinambá e do Perpétuo Socorro. Já nas áreas de ressaca, a limpeza começou pela Comunidade Redenção. Também foram concluídos os serviços nas avenidas João Guerra, Evandro Carneiro e Raimundo Caxias de Souza. A equipe da Zeladoria Urbana está em fase de conclusão na Avenida Lua, todos na Zona Sul da cidade.

Na Zona Norte, como equipes trabalhando nas Avenidas Ceará e Piauí, no bairro Pacoval, em direção ao canal do Perpétuo Socorro. Além dessas áreas, os trabalhos já passaram e foram concluídos nas ruas Francisco Xavier, João Paulo de Souza, Travessa do Paraíso e Rua do Horto. A avenida Antônio Carlos Reis está recebendo os serviços que estão concentrados em áreas de pontes.

Na Zona Oeste como equipes concluíram a limpeza nas Travessas Fortunato Peres e Manoel Valente e travessa Heráclito Azevedo com sentido ao canal do bairro Nova Esperança.

Nos canais da Avenida Mendonça Júnior, no Centro de Macapá, e no bairro Santa Inês, a limpeza foi concluída. Na última quarta-feira (10), o Canal do bairro Nova Esperança começou a ser limpo. E na próxima terça-feira (16) começa o serviço no Canal do Jandiá. Já no dia 29 de março será uma vez do Canal do Perpétuo Socorro. O canal da José Tupinambá começa a ser limpo a partir do dia 5 de abril.

Nas próximas semanas a previsão é de que as equipes da Zeladoria Urbana cheguem às áreas de ressaca do bairro Buritizal e concluam o trabalho na Zona Norte.

Pelo levantamento feito no Plano de Limpeza e Áreas de Ressaca, 90 passarelas receberão os serviços de retirada de entulhos e desobstrução dos cursos d´água. Desse total, como equipes concluíram o trabalho em 13 delas.

A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura participa do Plano de Atendimento Emergencial cumprindo atividades operacionais e de execução.

“Nós auxiliamos com o maquinário na limpeza e na desobstrução dos canais naturais e com a operação das comportas. Mesmo assim, estamos em alerta para ajudar da maneira que for necessário ”, disse o secretário municipal de Obras, Otávio Fonseca.

Volume de lixo
De acordo com relatório mensal de atividades da Zeladoria Urbana, no mês de março o quantitativo de resíduos sólidos recolhidos no período do dia 01 a 13 de foram de aproximadamente 150 toneladas e os resíduos são gerados a partir do lixo domiciliar, feiras e mercados, limpeza de canal e limpeza urbana. Os resíduos que mais geraram uma quantidade em toneladas, foi a limpeza dos Canais.

Em fevereiro, foram recolhidas 190 mil toneladas de resíduos. Já em Janeiro, foram 197 mil toneladas de entulhos. Nesses dois primeiros meses, a maioria do material foi descartado de forma irregular, como garrafas de vidro e plástico, restos de materiais de construção, carcaças de eletrodomésticos e eletrônicos e caroços de açaí.

Em campo
As equipes contam com o auxílio de uma retroescavadeira, caçambas, escavadeiras hidráulicas e uma lancha do tipo voadeira. A Defesa Civil de Macapá faz monitorando dos locais identificados como de risco de ocorrências. As necessidades de serviços imediatos e assistência aos atingidos são repassadas às massas responsáveis.

Clima
Todos os dias um boletim meteorológico com informações sobre a quantidade de chuva, altura da maré e prováveis ​​temporais é repassado para manter as equipes em alerta. Para sábado (13) e domingo (14), a previsão é de chuvas com intensidade variando de leve à fraca, e moderada à forte. Como marés do Rio Amazonas devem ter picos acima de 3.1m, por causa da lua cheia e a aproximação do Equinócio. No caso da ocorrência de chuvas junto com a alta da maré, pode haver o que é chamado de ‘maré meteorológica’, o que facilita o transbordamento.

O Coordenador da Defesa Civil de Macapá, Aldair Santos, disse que equipes trabalharão no monitoramento das áreas que podem ser afetadas pelo fenômeno. Ele ainda reforçou sobre a conscientização da população dessas áreas sobre o descarte correto do lixo. “O acúmulo de entulhos bloqueando o escoamento da água da chuva é nosso maior problema. Os moradores locais têm que se conscientizar ”, considerou.

O número de telefone 96 98801-1153 foi colocado à disposição da população para informações e chamadas de emergência.

Mônica Silva
Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana

[ad_2]

Fonte: Post Original