Reuso de água por empresas do Grupo Viação Garcia-Brasil Sul reduz consumo mensal em 97%

[ad_1]


Economia é de 38,8 milhões de litros de água ao ano. Foto: Divulgação.

Balanço foi divulgado durante uma semana do meio ambiente

JESSICA MARQUES

O Grupo Viação Garcia-Brasil Sul, com sede em Londrina, no Paraná, reduziu o consumo mensal de água em 97% com reuso.

A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 02 de junho de 2021, durante a semana do meio ambiente.

Ao todo, 222 cidades são atendidas pelas empresas do grupo: Viação Garcia, Brasil Sul, Princesa do Ivaí e LondriSul. São 135 linhas rodoviárias nos estados do Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A água de reuso é usada para a lavagem dos veículos que realizam uma operação local.

“A construção da Estação de Tratamento Consumido que a água utilizada na limpeza dos ônibus na garagem de Londrina fosse tratada para reuso na higienização da frota. O consumo de 110 mil litros diários passou a ser mensal, gerando uma economia de mais de 38,8 milhões de litros de água ao ano ”, detalhou o grupo, em nota.

Também de acordo com o grupo, a utilização de energia fotovoltaica nas garagens de Londrina e Maringá trouxe também diminuiu o consumo de energia elétrica, eliminando na redução estimada de 117,8 mil quilos de CO2 por ano em cada localidade, já que a produção de energia solar não emite gases em nenhuma das suas fases.

Por sua vez, para garantir a qualidade do ar, o grupo informou que os veículos são dotados com motores que atendem à legislação brasileira nos moldes da europeia (Euro 5), estabelecendo os limites máximos admissíveis de aquisição gasosas. Os motores são movidos à biodiesel com solução transparente de ureia em água desmineralizada. Desta forma, é possível controlar um emissão de óxido de nitrogênio, evitando o lançamento de até 98% do gás para a atmosfera.

Toda a frota, além de ser a mais nova entre as empresas do setor, recebe manutenção preventiva para evitar sobrecarga nas peças, aumentar a segurança na operação e reduzir a emissão de poluentes. Os veículos da empresa são geridos pelo Programa Despoluir da FEPASC ”, detalhou o grupo.

Os resíduos de materiais perigosos são qualificados a empresas credenciadas para o descarte correto, representando um volume de cerca de 80 mil quilos ao ano. Os resíduos recicláveis ​​como papel, vidro, plástico e metal são doados a ONGs, totalizando cerca de 45 mil quilos ao ano.

Para o vice-presidente do Grupo, Estefano Boiko Júnior, a adoção de práticas sustentáveis ​​faz parte das ações de responsabilidade socioambiental da empresa. “Estamos sempre atentos ao monitoramento dos impactos e à implantação procedimentos que contribuem com a preservação do meio ambiente para as futuras gerações”, afirmou, em nota.

Jéssica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

[ad_2]

Fonte: Post Original

Desentupidora Campinas

Alugue este Site, R$ 8,33

NÃO ESTAMOS MAIS TRABALHANDO EM CAMPINAS. Que tal você começar um novo negocio ou para você que já tem uma DESENTUPIDORA por um valor simbólico ter dois sites com uma cartela de cliente já formada e com um nome forte DESENTUPIDORA CAMPINAS