Samae trabalha conceito de saneamento produtivo junto a comunidades de Blumenau

[ad_1]

Os Moradores da Nova Rússia foram os primeiros a experimentar o modelo de fossa ecológica no saneamento, um tanque de evapotranspiração com plantação de bananeiras

Se para você, colher frutas e verduras no mesmo local de onde sai o esgoto de sua casa é algo estranho, é hora de parar um pouco e repensar sobre o saneamento básico produtivo.

Fossa ecológica em Blumenau está com bananeiras robustas e cachos de banana crescendo & # 8211; Foto: DivulgaçãoFossa ecológica em Blumenau está com bananeiras robustas e cachos de banana crescendo – Foto: Divulgação

O conceito de sustentabilidade, muito falado nos últimos tempos, está justamente nesta lógica: transformar para produzir. Um exemplo prático deste conceito são os Tevaps, uma solução para tratamento produtivo de esgoto sanitário.

Ainda está achando estranhamente a ideia? Se você acha que esgoto é algo para se livrar, mandar para longe e nem quer pensar no assunto, é hora de retirar o que os estudiosos têm a nos usar.

Porque o planeta é um só, e não existe jogar fora. Fique tranquilo, porque a ciência pode garantir que isto é possível e relativamente fácil de se fazer, com a devida orientação técnica.

Quem ensina sobre os Tevaps e os processos de tratamento produtivo de esgoto sanitário é o servidor da Estação de Tratamento ETA 3 de Blumenau, Humberto Brusadelli. Entusiasta do assunto, Humberto tem dado seu testemunho de que é possível transformar o esgoto de forma sustentável.

A primeira experiência relatada foi em 2019, quando o técnico recém-chegado, chegado a SC e foi conhecer a região da Nova Rússia, próxima da estação ETA 3, do Samae de Blumenau.

Uma experiência com a comunidade

Primeira fossa ecológica de Blumenau foi feita por voluntários e servidores da ETA 3 & # 8211; Foto: DivulgaçãoPrimeira fossa ecológica de Blumenau foi feita por voluntários e servidores da ETA 3 – Foto: Divulgação

“Uma família de moradores estava construindo sua casa perto da ETA 3 e resolvi conversar com eles, porque percebi que ainda não desapareceu decidido sobre a forma de esgotamento sanitário que adotariam. Referencia a ideia do Tevap e tivemos todo o apoio do Samae para colocar em prática. O resultado pode ser reconhecido pela comunidade, como a construção da primeira Fossa Ecológica de Blumenau ”, afirma o servidor. Este Tevap foi feito com a plantação de bananeiras.

Nos quatro dias de trabalho da ponte para a montagem da estrutura, com volume de 10 metros cúbicos, foram utilizados 26 pneus, 1,5 metros cúbicos de areia, 5 metros cúbicos de barro e entulhos, além de 1,5 metros cúbicos de brita e 3 de concreto.

“Este tamanho de Tevap atende uma família com 5 pessoas. Antes de iniciar a construção, é necessário saber quantos moradores há na casa para o correto dimensionamento, garantindo assim, a plena eficiência do sistema ”, explica Humberto.

Diagnóstico e ações para melhorar ainda mais a qualidade da água em Blumenau

O Samae tem feito um diagnóstico na região da Nova Rússia, uma iniciativa própria e inovadora que aparece como solução para uma preservação dos ribeirões na localidade, que também são fontes de abastecimento de água total população. Segundo o Samae, até agora, mais de 60 residências e comércios já foram anteriores.

“O tanque de evapotranspiração, também conhecido como fossa de bananeiras, é uma alternativa viável e baixo custo para tratamento de esgoto em residências não atendidas pela coleta pública de esgotamento”, diz Brusadelli.

Essa é mais uma das ações do Samae para o desenvolvimento sustentável da Nova Rússia na área de saneamento, coleta de resíduos e proteção dos mananciais.

Saneamento produtivo, uma ideia a ser levada a sério

Diante de um mundo que deve trabalhar contra a fome e a pobreza em nome do futuro das gerações, o saneamento produtivo é uma ideia inteligente.

No dia 22 de junho de 2020, completou um ano desta inciativa pioneira em Blumenau, com o apoio e participação do Samae, que produziu muitos frutos (literalmente), a construção do Tanque de Evapotranspiração, popularmente conhecido como fossa de bananeiras, em uma residência vizinha da ETA 3 no bairro progresso.

Por ser considerada região de área rural, o local não é atendido pelo sistema público de esgotamento sanitário. Por isso, a legislação municipal (Lei 1131/2017) prevê a obrigatoriedade do sistema individual para o tratamento do esgoto doméstico gerado. Bem próximo dali, no dia 25 de março de 2019, o Samae considerado o diagnóstico sanitário da comunidade da Nova Rússia.

Finalizado em novembro do mesmo ano, o levantamento revelou dados preocupantes, como a quantidade de moradias que lançavam diretamente seus dejetos nos ribeirões Garcia e Minas da Prata, sem nenhuma forma de tratamento, e o pequeno percentual que realiza a limpeza de suas fossas.

Informação, a chave para as melhores práticas de sustentabilidade

Mas, de todo o levantamento, a falta de informações foi a característica mais conhecida pelos técnicos que, além da coleta de dados, orientaram esclarecer e esclarecer dúvidas relativas, principalmente, à manutenção e formas de tratamento do esgoto.

Conta Humberto que, em continuidade às práticas realizadas no ano passado, foi edificada na ETA 3 uma fossa de bananeiras com capacidade de tratar os efluentes dos novos banheiros construídos para atender às crianças inseridas no Programa de Educação em Saneamento-PES e ainda substituir o antigo sistema que já manifestava sinais de ineficiência.

Bananas e abóboras perfeitas para o consumo

ETA 3 do Samae Blumenau teve produção de abóboras e bananas em sua fossa ecológica & # 8211; Foto: DivulgaçãoETA 3 do Samae Blumenau teve produção de abóboras e bananas em sua fossa ecológica – Foto: Divulgação

Nesta fossa ecológica da ETA 3, ainda foram plantadas abóboras, que nasceram às dezenas, além das bananeiras. Este foi um exemplo ainda mais marcante. “Muitos nem pensam em consumir esses frutos, mas esta é uma ideia errada. São perfeitos para o consumo ”, explica Humberto.

Esta foi a primeira colheita de abóboras na fossa ecológica da ETA 3 & # 8211; Foto: DivulgaçãoEsta foi a primeira colheita de abóboras na fossa ecológica da ETA 3 – Foto: Divulgação

“Todas essas ações possuem os mesmos propósitos, contribuir para o cumprimento do item 61 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, do qual o Samae é signatário, e compartilhar conhecimento através de obtenção, que visam alterar o paradigma do esgoto como um problema para o reaproveitamento da água e nutrientes ”, observa o servidor Humberto.

Naturalmente, muitos ainda apresentam receios quanto a esses métodos de tratamento, denominado “saneamento produtivo” em alguns países e que ex., Como qualquer sistema individual, cuidados e procedimentos normatizados.

Veja vídeo sobre o local:

Cenário atual no Brasil precisa de soluções com urgência

“Contudo, todos reconhecem a urgente necessidade de soluções que sejam capazes de modificar o atual cenário do esgotamento sanitário do Brasil, onde os efluentes de mais de 100 milhões de pessoas não apresentam tratamento algum, segundo dados do Instituto Trata Brasil, possuindo como destino comum os d'água ”, diz o servidor.

E Blumenau figura entre as cidades do estado que mais avançou na ampliação da coleta e tratamento do esgoto devido ao empenho do Samae e da concessionária do serviço de esgoto na cidade.

Apesar da fossa séptica e anaeróbico ser o modelo instituído na maioria dos municípios brasileiros, sua função consiste basicamente em remover razoavelmente a excesso de carga orgânica presente no esgoto, mesmo assim, quando há manutenção periódica do sistema por meio do caminhão limpa fossas.

Quer saber mais sobre o assunto?

SAMAE – BLUMENAU

Atendimento Comercial

  • Telefone: 115, opção 2
  • Whatsapp exclusivo para assuntos comerciais: (47) 99997-6102 (somente mensagens)

Atendimento de Manutenção

Endereços Comerciais:

  • Sede: Rua Bahia, 1530 – CEP 89031-001 – Blumenau – SC
  • Itoupava Norte: Vale Auto Shopping – Rua Dr. Pedro Zimmermann, 1001 Salto do Norte – Blumenau – SC
  • Centro: Rua Av. Presidente Castelo Branco, 1243
  • Sul: Intendência do Garcia – Rua Progresso, 167
  • Vila Itoupava: Rua Henrique Conrad, 730

Instagram

Facebook

[ad_2]

Fonte: Post Original