Sanepar faz ampliação dos sistemas de água e de esgoto de Umuarama
[ad_1]
A Sanepar está investindo cerca de R $ 70 milhões em Umuarama com obras de ampliação do sistema de abastecimento de água e de melhoria nos serviços de coleta e tratamento de esgoto. Já estão em andamento como obras na estação de tratamento de água que vão aumentar em 50% a capacidade de produção, passando de 300 litros por segundo para 440 l / s. A obra será concluída em 2022.
Também estão sendo perfurados dois poços, no Tarumã e na Região da UEM, reforçando em 20% a produção de água.
Em outubro, a Sanepar interligou de forma emergencial um poço na Região do Aeroporto para fazer frente à queda na vazão dos mananciais devido à estiagem. Em dezembro de 2019, a Companhia já estabelecida em operação um poço na área do reservatório do Bairro Danieli / Colorado. Além disso, está previsto para 2021 a perfuração de outras duas unidades, na região do Jardim Ônix e na Gleba Figueira.
O gerente regional da Sanepar em Umuarama, Carlos Henrique Gonçalves, afirma que são obras que asseguram o fornecimento de água para 100% da população e ampliam a coleta de esgoto na cidade. “Estamos cumprindo as metas estabelecidas com o município de Umuarama dentro do cronograma previsto. Graças a esses serviços, a cidade ocupa a quarta posição no ranking de saneamento da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), na categoria Grande Porte – Rumo à Universalização, divulgado em junho deste ano ”, lembra o gerente.
Esgoto
A Sanepar está modernizando o sistema de tratamento de esgoto na Estação Pinhalzinho, com a implantação de tratamento dos lodos ativados e a instalação de dispositivos para vedação e tratamento dos gases. Essas medidas visam reduzir os impactos dos odores naturais do processo de tratamento do esgoto e melhoram a qualidade do esgoto tratado.
A empresa está implantando na ETE o Laboratório Descentralizado de Análises do Esgoto para otimizar o monitoramento da qualidade do efluente tratado. Outro investimento é na Unidade Gerenciadora de Lodo do Esgoto (UGL) com a ampliação do galpão para melhorar a qualidade do lodo seco para o uso na agricultura da região Noroeste do Estado.
Também estão sendo sendo 18 milhas de rede coletora que vão atender 800 imóveis nos bairros Aeroporto, Tarumã, Bourbon, Garça 2 e Garça 3. Com isso, o índice de cobertura da rede coletora de esgoto vai alcançar 95% da população.
[ad_2]
Fonte: Post Original