Santo André terá novo aplicativo que mostra o horário de chegada dos ônibus
[ad_1]
Publicado em: 17 de agosto de 2020

Sistema está em período de transição desde o início do ano
JESSICA MARQUES
Os passageiros de Santo André, no ABC Paulista, precisam um novo aplicativo que mostra o horário de chegada dos ônibus municipais. A transição entre as ferramentas ocorre desde o início deste ano.
A informação sobre a mudança de aplicativo foi divulgada pela secretária adjunta de Mobilidade Urbana, Andrea Brisida, nesta segunda-feira, 17 de agosto de 2020. A fala foi feita durante uma escuta setorial com uma imprensa regional para elaboração do Plano de Mobilidade de Santo André.
“Em 2017, lançamos o aplicativo Santo André Mob, no primeiro ano de governo. Tenciona a intenção lançar um aplicativo personalizado para o município, com características exclusivas para Santo André. Ele funcionou bem durante um período e depois de uma ferramenta apresentar uma série de problemas. De lá para cá a gente tentou, durante um período, atualizar essas informações e manter o aplicativo já lançado, mas não início do ano percebemos que não tinha sentido a gente continuar insistindo com uma ferramenta que não estava sendo útil e cumprindo seu papel ”, afirmou.
TRANSIÇÃO
Ainda segundo a secretária, no início do ano a Aesa (Associação das Empresas de Transporte de Santo André), responsável por gerenciar uma ferramenta, alterou o fornecedor do aplicativo. Assim, durante o período de quarentena como empresas de ônibus, a fazer a substituição dos equipamentos de GPS de toda a frota.
“Estamos em fase final de implantação desse novo sistema. O aplicativo vai trazer uma série de benefícios e outras ferramentas que antes não tinha. Esse aplicativo atual que está sendo trabalhado agora vai unificar os dois sistemas de Santo André, o central e o da Vila Luzita. A gente vai trabalhar com uma única ferramenta, não tinha lógica ficar com ferramentas distintas, então em breve teremos novidades sobre o aplicativo ”, perguntou uma secretária.
IMPREVISIBILIDADE
Neste período, os dados protegidos com a imprevisibilidade da chegada dos ônibus. Principalmente no período de isolamento social, por conta da pandemia de Covid-19, muitos relatam sofrer com superlotação e longa espera nos pontos.
Em julho, o Diário do Transporte conversou com os passageiros que temem utilizar o transporte coletivo sem sabre o horário de chegada dos ônibus devido a assaltos. Em alguns casos, o ônibus chegou a ser colocado como segunda opção nos deslocamentos diários.
Relembre: Mesmo com reabertura de comércio, ópera de Santo André com cerca de 60% da frota de ônibus
Atualmente, os passageiros da região da Vila Luzita, cujo transporte coletivo é operado emergencialmente pela Suzantur, têm como opção o aplicativo CittaMobi. Por sua vez, como linhas operadas pelo Consórcio União Santo André recebido sido vinculado ao Santo André Mob. A ferramenta foi atualizada em alguns momentos, mas como guia continuaram incertas.
Relembre: Após problemas, aplicativo que mostra o horário dos ônibus em Santo André é atualizado
Agora, a intenção é que todo o sistema municipal de transporte coletivo de Santo André tenha o CittaMobi como aplicativo para verificar o horário de chegada dos ônibus.
Jéssica Marques para o Diário do Transporte
Relacionado
Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
[ad_2]
Fonte: Post Original