São Bernardo do Campo terá mais restrições por causa da Covid-19, mas frota de ônibus não muda, diz Orlando Morando

[ad_1]


Orlando Morando destacou também que muitas pessoas não estão usando máscaras

Índices da doença voltaram a crescer e horários e ocupação de atividades comerciais e serviços precisam reduzir por tempo indeterminado

ADAMO BAZANI

O prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, disse nesta sexta-feira, 27 de novembro de 2020, que a cidade vai adotar uma série de medidas para aumentar a restrição de horários e ocupação de comerciais e serviços por causa do avanço da Covid-19 na cidade do ABC Paulista.

Entretanto, a frota de ônibus municipais não vai ser alterada.

A declaração foi feita no início da noite em transmissão ao vivo (ao vivo) em uma rede social do prefeito.

“Não vai ter mudança nenhuma (na frota de ônbus), pelo contrário. Estava começando a aumentar o público… eu espero. Olha, lembram que falaram, libera o cartão do idoso, libera o cartão do idoso! Imagina se eu tinha liberado e não tinha resistido a pressão por responsabilidade, o critério de idoso internado agora? Isto é o que falei lá trás de trocar vida por voto. É provável que muito idoso que tinha o cartão não tenha votado em mim na última eleição, mas eu respeito você. Eu preferi neste momento que você não ia votar em mim, mas ia te manter vivo. ” – disse.

Ouça:

https://diariodotransporte.com.br/wp-content/uploads/2020/11/orlandsowr.mp3

A medida ocorre por causa do aumento do número de pessoas infectados, mortes e ocupação nos hospitais em decorrência da Covid-19.

Segundo Morando, a ocupação da rede hospitalar foi de 69% nesta quinta-feira (26), o segundo ele é o mesmo número do pico da pandemia. Em 01 de novembro, a ocupação foi de 38%, de acordo com prefeito.

São Bernardo do Campo tem acumulado, de acordo com Morando, 33 mil 790 casos E 1.036 mortes. Nas últimas 24 horas, foram cinco mortes na cidade por Covid-19.

“Nós chegamos a ficar três dias sem ter óbitos por Covid-19 na cidade” – enfatizou o prefeito.

O decreto com as restrições vai ser publicado neste sábado, 28 de novembro, com as medidas entrando em vigor a partir de segunda-feira, 30 de novembro de 2020.

A fiscalização será intensificada

Entre as limitações anunciadas por Orlando Morando estão:

– Bares e restaurantes que estavam autorizados a funcionar até 23h passarão para abrir até às 21h, com atendimento até 22h.

– Buffets podem funcionar até 22h com 50% da capacidade.

– Centros de compras e comércio em geral podem funcionar com capacidade de 50% do que consta no AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiro) até às 22h. Nos shoppings, games, lojas de eletrônicos e atividades infantis ficam proibidos.

– Cinemas, teatros e serviços de vallets voltam a ser proibidos, inclusive os serviços de manobristas de bares e restaurantes.

– Academias: Ocupação limitada a 40% e seis horas para funcionar por dia em qualquer faixa de horário. Esportes de contato estão proibidos, assim como aulas de dança em par, com contato e uso de vestiários e chuveiros da academia.

– Uso de piscinas comuns volta a ser proibido.

– Salões de beleza e estética em geral só podem receber 50% da capacidade.

– Lojas de conveniência que antes abriam até 24h, podem abrir somente até 22h.

– Clubes sociais e esportivos podem funcionar com 50% da capacidade até 22h. Esportes coletivos, incluindo o futebol, ficam proibidos. Usos de vestiários e chuveiros também passam a ser proibidos formalmente.

Veja a publicação oficial:

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

[ad_2]

Fonte: Post Original