Limpeza de Caixa de Gordura

Desentupido e Limpando Caixa de Gordura em Campinas

A grande maioria das residencias possui caixa de gordura entre a pia e a saída do esgoto.

Sua função é reter gorduras despejadas nos ralos das pias da cozinha, diretamente ou misturadas com a água da lavagem das louças.

A retenção da gordura na caixa se faz necessária para evitar que ela vá se acumular na tubulação posterior, na fossa, na rede coletora de esgoto, nos rios e represas, causando entupimentos e seríssimos problemas aos proprietários e aos contribuintes, além de danos ambientais

Se a gordura que se acumula numa caixa de gordura não for removida ou tratada, pode transformar-se primeiro numa massa amanteigada e depois se solidificar formando cristais, causando seríssimos transtornos, tais como:

  • Escoamento lento da água pelo ralo da pia;
  • Transbordamento pela tampa;
  • Forte Infestação de baratas e outros insetos;
  • Entupimento completo das canalizações anteriores e posteriores e
  • Um terrível mau cheiro que só quem já o sentiu sabe o quanto é desagradável.

Limpeza de Caixa de Gordura

 Limpeza-de-Caixa-de-GorduraA Limpeza de caixa de gordura são fundamentais para o bom funcionamento do esgoto de sua casa, mas desde que passem por manutenção constante. Segundo especialistas em limpeza, as caixas de gordura residenciais precisam ser limpas a cada seis meses para evitar problemas como entupimento dos canos, mau cheiro, escoamento lento da água da pia e invasão de pragas urbanas (baratas e ratos, por exemplo). Além da manutenção, construí-las dentro das definições especificadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é fator importante para a eficiência do sistema.

Caixa de Gordura

limpando-caixa-de-gorduraAinda uma ilustre desconhecida para muitos proprietários de imóveis, a caixa de gordura é uma estrutura retangular ou cilíndrica, feita de diversos materiais e instalada geralmente na parte externa da casa, que recebe a água da pia da cozinha antes de seguir para a rede pública de esgoto. Seu papel é reter a gordura e outros dejetos sólidos, deixando apenas a água passar para o encanamento da rua. Embora não seja obrigatória em Curitiba, ela é recomendada. A gordura tende a entupir os canos, causando a volta da água suja pelos ralos e, em época de chuva, o alagamento de ruas.

Porém, para o funcionamento correto, o técnico em tratamento da água da Sanepar Nelson Mori explica: não basta ter a caixa, é preciso sempre limpá-la. “Se o morador não fizer a manutenção constante, existe o risco do entupimento, fazendo a gordura voltar pela tubulação interna. Isso causa sujeira, mau cheiro e sérios riscos à saúde”, alerta.

Para o profissional, a limpeza ideal em caixas de residências normais deve ser feita a cada seis meses. “Em imóveis que lidam com refeições, como lanchonetes e restaurantes, a limpeza deve ser quase diária”, aponta.

Para essa manutenção, comenta Mori, o proprietário pode realizar o serviço sozinho, abrindo a caixa e retirando os dejetos, ou então optar pela contratação de uma empresa – como as desentupidoras e limpa-fossas. Caso opte pelos profissionais especializados, o morador deverá desembolsar, em média, R$ 140, de acordo com cinco empresas consultadas pela reportagem. “É um serviço rápido na maioria das vezes, realizado em menos de uma hora”, comenta o técnico em limpeza Maurílio, da Desentupidora.

Regularização e Limpeza de caixa de gordura

caixa-de-gorduraNas residências curitibanas, não existe a obrigatoriedade por lei da instalação de uma caixa de gordura. Esse é o grande motivo para boa parte dos imóveis não a possuírem, afirma o técnico da Sanepar. Nas casas que já contam com o sistema, Mori informa que é comum encontrar irregularidades. Para que a caixa seja eficiente, ela precisa seguir as características recomendadas pela norma brasileira 8160, da ABNT.

Entre as disposições da normativa, estão os tamanhos mínimos e capacidade do sistema. Nas residências comuns (com uma ou duas cozinhas), a caixa precisa ter capacidade de, no mínimo, 18 litros. Além disso, a norma estabelece que deve ser feita em formato retangular ou cilíndrico. Nos edifícios, o mais comum é uma única caixa de gordura para todos os apartamentos. A capacidade mínima recomendada varia de acordo com o número de apartamentos.

A NBR 8160 não estabelece, no entanto, qual o tipo de material que deve ser feita a caixa. A escolha fica a cargo do proprietário do imóvel. Segundo as normas, a estrutura deve apenas ser resistente, construída em local ventilado e de fácil acesso e com boas condições de vedação – para evitar contato com insetos e roedores. Entre as opções encontradas no mercado estão a alvenaria comum, PVC e polietileno. “Todos os materiais são bons, mas o PVC tem destaque. Ele evita a infiltração dos dejetos no solo, algo que pode ocorrer com a alvenaria”, diz Mori.  Este texto foi baseado em reportagem da Gazeta do Povo

Em face da gravidade e freqüência dos mesmos, é melhor prevenir do que remediar, especialmente porque tais transtornos podem se manifestar de repente e nas ocasiões mais inconvenientes.

Nesse caso pode contar sempre com a Desentupidora Campinas para a Limpeza de caixa de gordura. Efetuamos inspeção,  desentupimento e a  limpeza de caixa de gordura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desentupidora Campinas

Alugue este Site, R$ 8,33

NÃO ESTAMOS MAIS TRABALHANDO EM CAMPINAS. Que tal você começar um novo negocio ou para você que já tem uma DESENTUPIDORA por um valor simbólico ter dois sites com uma cartela de cliente já formada e com um nome forte DESENTUPIDORA CAMPINAS