Sudeste: acúmulo de lixo e bueiros entupidos – Canoas

[ad_1]






Bocas de lobo entupidas são a principal demanda da comunidade

Foto: PAULO PIRES / GES


Circulando pelas cinco regiões de Canoas, do Centro aos extremos da cidade, em alguns locais é difícil distinguir se estamos no 3º maior município (em população e Produto Interno Bruto) do RS ou em um aterro a céu aberto.

Entre outros problemas, o acúmulo de lixo nas ruas, calçadas, terrenos baldios e outros ambientes se destaca. Na região Sudeste, que abrange os bairros Niterói, Nossa Senhora das Graças e na Vila João de Barro, por exemplo, há descarte irregular até mesmo ao lado da subprefeitura.

"Já notificamos o proprietário dessa construção abandonada ao lado da subprefeitura, pois além de ser foco para acúmulo de lixo, há pessoas se abrigando ali de formapria", explicou a nova subprefeita do Sudeste Neuza Martins Rufatto.

Na Rua Itamar de Matos Maia, no Bairro Niterói, flagramos várias sacolas com lixo jogados justamente embaixo de uma placa de "proibido". "É todo dia assim", comentou uma moradora que passava pelo local enquanto fotografávamos a cena.

Falta de capina

Outro incômodo para quem circula pela região Sudeste é o mato alto em diversas calçadas e em terrenos sem uso.

Conforme Neuza, a capina não é responsabilidade da subprefeitura, tendo uma empresa terceirizada que realiza o serviço, assim como os próprios moradores devem ajudar a manter limpos os calçamentos em frente a suas casas.

Além da grama por cortar, as calçadas também são um entrave para os pedestres devido aos buracos, pedras quebradas e falta de acessibilidade.

Em alguns pontos, inclusive, a equipe de reportagem não conseguiu utilizar o espaço destinado para o pedestre, tendo que ir pelo canto da rua.

Sinalização

A falta de sinalização viária também é uma questão notável na região, que tem várias ruas sem nome identificado. Para quem não conhece a área, fica complicado se localizar bem por ali.

GALERIA

Seu Humberto cansou de esperar pelos órgãos públicos






02/08/2021 REGIÃO SUDESTE – NITERÓI

Foto: FOTOS PAULO PIRES / GES


Na esquina das ruas Iraí e Riachuelo, no Niterói, nos deparamos com essa cena: seu Humberto Castiglia, 76 anos, praticamente dentro de um bueiro. Ao questionarmos o motivo, ele explicou que o esgoto está voltando para dentro das casas e os pedidos de solução para o poder público não surtiram efeito. "É um absurdo", desabafou.

Tapume foi colocado pela comunidade em parada quebrada






02/08/2021 REGIÃO SUDESTE – NITERÓI

Foto: PAULO PIRES / GES


Essa parada de ônibus, na Rua Itamar de Matos Maia, ainda teve o “privilégio” de ser
parcialmente restaurada. Foram os próprios moradores que colocaram um tapume de
madeira para suprir a falta do alumínio traseiro do local. O cenário em outros pontos da
região são de paradas quebradas, sem bancos, com telhados pela metade e pichadas.

Bocas de lobo no topo das demandas da comunidade

Questionada sobre a principal reclamação que recebe na subprefeitura Sudeste, Neuza não titubeou em responder: "limpeza de bocas de lobo".

Esse, aliás, era o problema de Castiglia (foto a esquerda), morador do Niterói há 66 anos, que após mais de um mês solicitando o desentupimento de um bueiro na esquina da sua casa ao poder público, resolveu tentar limpar sozinho.

"Afora o cheiro ruim, uma água podre do esgoto estava entrando nas casas. Tirei de tudo daqui de dentro, plástico, pedras, comida, papel, ferro, o cano estava completamente entupido", disse ele.

A reportagem do jornal Diário de Canoas presenciou a situação no dia 29 de janeiro. Em 5 de fevereiro, quando conversamos com a subprefeita, ela informou que a demanda da esquina das ruas Iraí e Riachuelo já foi atendida e solucionada.

Planejamento de soluções da subprefeitura para a região

A subprefeitura Sudeste é responsável por cerca de 70 mil canoenses.

Sob o comando de Neuza, o órgão é considerado um "braço" da Prefeitura de Canoas, para filtrar e agilizar as demandas locais.

A respeito da questão do descarte irregular e acúmulo de lixo nas ruas, Neuza enfatizou que o programa Choque de Limpeza (retirada e lixo, roçada e capina), passa pelas ruas da região uma semana por mês.

"Infelizmente, muito disso é responsável dos cidadãos que, mesmo tendo coleta semanal, jogam lixo em locais locais. É preciso conscientização", pediu a subprefeita.

O Ecoponto Vermelho é o local certo para que entulhos sejam descartados. O endereço é Rua G, 141, Bairro Niterói.

Desde que assumiu, uma nova gestão da Sudeste oficial 283 demandas, das quais 171 já foram solucionadas.

Em relação aos bueiros entupidos, que provocam alagamentos, Neuza explicou que havia uma subprefeitura sem canos, material básico para o serviço de saneamento.

"A compra dos insumos está sendo licitada, mas enquanto isso não conseguimos resolver todos".

A respeito da sinalização das ruas, a subprefeita já fez um levantamento de todas que estão sem placa e encomendou o emplacamento à Secretaria de Transportes e Mobilidade.

Sobre as paradas de ônibus, assim como praças e equipamentos de ginástica em má conservação, as revitalizações são metas dos 100 primeiros dias de governo.

"Trabalhamos em conjunto para oferecer o melhor à população", disse.

A subprefeitura Sudeste atende na rua Marechal Rondon, 100, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Solicitações também podem ser feitas pelo telefone (51) (51) 3475-2525 ou por e-mail subprefeiturasudeste@gmail.com. Cidadão, ao registrar uma reclamação, lembre-se de guardar o protocolo dado pelo órgão público.

Gostou desta matéria? Compartilhe!



[ad_2]

Fonte: Post Original